A Prefeitura de Contagem entrou na reta final da etapa de imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a covid-19. Ainda nesta semana, os trabalhadores da rede pública e atenção primária devem receber a segunda dose do imunizante.
Na rede privada, a imunização também segue a todo vapor, e profissionais já começaram a receber a primeira e, também, a segunda dose das vacinas. Nesta quinta-feira (11/2), equipes volantes da Secretaria de Saúde levaram mais vacinas e equipamentos de aplicação para os hospitais da rede privada.
No próximo sábado (13/2), a prefeitura começa a vacinação de idosos com idades acima de 90 anos. A Saúde também iniciou a estruturação de vacinação para os demais profissionais de outros serviços laboratoriais, como clínicas. O plano para este setor deve ser anunciado em breve, com mais detalhes.
O restante da população deverá aguardar a divulgação do calendário de vacinação, público-alvo e locais para as próximas fases da imunização, que serão amplamente divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das redes sociais da Prefeitura de Contagem.
É importante que a população entenda a complexidade do processo de imunização, que requer cuidados essenciais para garantir a eficácia da vacina. Antes de iniciar a vacinação, é preciso ambientar as caixas de transporte, para colocar a vacina em temperatura adequada, pois não se pode perder o imunobiológico por conta de temperatura ou transporte inadequados.
Além disso, há a parte humana do processo. Os profissionais devem estar preparados e treinados com a técnica de aplicação correta e com a supervisão da equipe da imunização, pois é uma vacina nova que exige muitos cuidados.
A diretora de imunização de Contagem, Clarissa Domingos de Castro, explica que, apesar de parecer algo simples, a logística é lenta. “Não podemos desperdiçar doses por utilização incorreta. Entendo que, tanto a população como os profissionais da saúde ficam ansiosos, mas precisam entender que existe todo um trabalho por trás da logística de vacinação”, diz a diretora.
Imunização em Contagem
De acordo com o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 7.534 doses já foram aplicadas no município, sendo 7.012 doses para os servidores da saúde, 506 para idosos que vivem Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 16 para pessoas com deficiência em residência inclusiva, seguindo o Plano Nacional de Vacinação preconizado pelo governo federal.
Vale lembrar que a prefeitura utiliza dois imunizantes: a Coronavac, que tem um prazo entre as doses de duas a quatro semanas; e a vacina da AstraZeneca, cujo tempo entre as aplicações é de três meses. A ampliação das próximas etapas de vacinação depende do recebimento de novas doses. Contagem recebeu, até o dia 10 de fevereiro, 25.066 doses de vacinas.
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO